Transtornos de Ansiedade

Psiquiatra e Psicoterapeuta da infância, adolescência e idade adulta


Os Transtornos de Ansiedade estão entre os mais prevalentes na população geral atualmente. Eles se caracterizam, em medidas diferentes, por disfunções de regiões do sistema nervoso central (amígdala, córtex pré-frontal, tálamos, hipocampos, etc). Entende-se que essas alterações são representadas por desbalanços de neurotransmissores, como a Serotonina, Noradrenalina, Dopamina, glutamato e gaba.

Como é a abordagem do Dr. Lucas Rocha?

Em atendimento integral, poderemos entrar em contato com a herdabilidade familiar da ansiedade bem como a relação dela com o paciente. Da infância até o momento presente, entendendo onde e como isso surgiu e de que forma se perpetua ao longo da biografia daquele indivíduo, podendo analisar ponto a ponto os prejuízos e assim alcançar a realização precisa do diagnóstico que vai guiar o tratamento farmacológico e não farmacológico.

Agende uma consulta

Principais transtornos com sintomas de ansiedade

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

TAG se caracteriza por preocupações frequentes e exageradas sobre várias esferas da vida (afetiva, profissional, acadêmica, etc). com esse desgaste constante, o indivíduo pode experienciar irritabilidade, falta de atenção, redução de rendimento, conflitos interpessoais, dentre outros. O diagnóstico é feito de forma clínica e deve-se afastar potenciais causas orgânicas e sociais que possam simular ou perpetuar o transtorno. no tratamento lançamos mão de psicoterapia, além de medicamentos antidepressivos e ansiolíticos por tempo determinado.

Transtorno do Pânico

Se manifesta por períodos agudos de ansiedade caracterizado por surtos de medo ou pavor (por exemplo, receios de morrer, de passar mal, de desmaiar, perder o controle, etc). Esse quadro pode vir com Agorafobia, que seria o receio excessivo de ir a locais abertos ou longe de casa, onde seja difícil encontrar socorro ou auxílio em momentos de ansiedade. O diagnóstico também é feito de forma clínica e trata-se com psicoterapia, antidepressivos e ansiolíticos por tempo determinado.

Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)

Se caracteriza por pensamentos ou sensações físicas involuntárias, desagradáveis, constantes e intensas sobre alguns temas, como por exemplo simetria, limpeza, violência, checagem, etc. Tais pensamentos/sensações podem vir com um comportamento compartilhado ou não para aliviar o sentimento desagradável que acompanha o surgimento daquele pensamento anterior. O TOC pode apresentar-se de formas bem graves e com fenomenologias diversas como acumuladores, por exemplo. seu diagnóstico é feito de forma clínica com psiquiatra capacitado e o tratamento envolve psicoterapias (principalmente a exposição com prevenção de respostas) e uso de antidepressivos com antipsicóticos em casos mais graves. 

Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT)

Após presenciar evento que tenha atentado diretamente ou indiretamente contra a integridade do indivíduo e/ou de terceiros, o paciente passa a ter uma atitude hipervigilante no dia a dia, com insônia, crises de ansiedade e episódios de flashbacks acordado ou dormindo relacionados ao evento. Medos e preocupações que inicialmente podem se relacionar diretamente ao trauma mas que com o tempo podem se expandir para outras áreas da vida também são típicos. Traumas na infância e na adolescência, ou traumas sucessivos e graves (como tortura, etc) podem gerar o que chamamos de TEPT complexo, com alterações de personalidade importantes (pessimismo nas relações interpessoais, autoimagem negativa, ideação suicida crônica, etc). O diagnóstico é feito de forma clínica com psiquiatra capacitado, sendo o tratamento orientado por psicoterapia principalmente, fazendo uso de antidepressivos e ansiolíticos pontualmente, ou medicações específicas para redução de pesadelos quando necessário.